INVERSORES

Esta página é exclusivamente dedicada aos INVERSORES MARSAPE 


INVERSOR CASEIRO DE 12V PARA 220V FEITO COM TRANSFORMADOR DE RECEPTOR DE ANTENA PARABÓLICA
Ficou com vontade de montar esse projeto? O que está esperando? 
O material é facil de encontrar até em sucatas!


INVERSOR MARSAPE PARA ECONOMIA DE ENERGIA
Clique na imagem para ampliar.
      Um simples inversor que poderá ser utilizado para ligar pequenas cargas como: lâmpadas fluorescentes compactas(LFC),lâmpadas de led, carregadores de baterias de smartfone,Tablet e demais utilidades por diversas horas,usando uma bateria com boa capacidade de carga.

   Temos como base neste projeto um oscilador astável composto por 2 transistores do tipo BC547 que gera pulsos retangulares,proveniente pela carga e descarga de 2 capacitores eletrolíticos de acoplamento ligados entre coletor de uma etapa para  a base da etapa seguinte e que proporcionam um ciclo ativo de 50%,ou seja,o tempo de corte e condução de Q1 e Q2 é igual,pois os capacitores são iguais.

       Temos 2 resistores de base (R3 e R4) de 6k8 que ajudam na polarização de base e emissor (Vbe) de Q1 e Q2. Temos também 2 resistores de carga de coletor de 1k e mais 2 resistores de acoplamento (R6 e R7) de 470 ohms  para conduzir os pulsos retangulares que servirão para excitar as grades dos 2 transistores (Q3 e Q4) do tipo MOS-FET do tipo IRF3205 que compõe a etapa de potência e para finalizar o projeto, temos um transformador de 10V+10V,que podemos comprar facilmente em sites de eletrônica pelo Brasil como o soldafria ou ecatronix ou mesmo, aproveitar o transformador em bom estado de uso, de um antigo receptor de parabólicas.

     Se você for usar um transformador de 10v+0v+10v de 2A= 40W;
podemos  usar como carga: 5 lâmpadas de LED de 7W (5x7W=35W),e mais um carregador de Baterias de Celular (5Vx1A=5W) ,somando todas essas cargas teremos 35W+5W=40W.
Ou se preferir compre ou consiga em oficinas eletrônicas um transformador de 10v+10v por 5A,ou seja,20Vx5A=100W.Qua irá dá para ligar 10 lampadas de LED de 7W e 3 carregadores de baterias de 5W.

    Aproveitando as 6 horas de ensolação diária,faço uso de um painel solar de 150W em que de acordo com a luminosidade a tensão de saída do painel varia entre 18V a 22V, conectei o painel solar a um controlador de cargas de 10A para carregar 2 baterias de 12Vx17Ah em paralelo.Com a  bateria carregada alimento um Inversor de 12V para 220V de 40W que funciona a noite toda por mais de 12 horas.

   Costumo ligar o Inversor de 40W a partir das 17:30hs e só o  desligo às 07:00 horas  do dia seguinte, sem que a carga desligue.

   Posso também ligar o Inversor com o controlador de carga juntos, sem nenhum problema porque o limite de corrente do Inversor de 40W não ultrapassa o limite de 10A.
Lembrando que o cálculo que fiz para encontrar a corrente foi 
I=P/V ou seja 40/10+10=2,0A.

   Lembrando a você que o tempo de funcionamento de um Inversor , depende diretamente da condição de carga da bateria e da potência do Inversor.Quanto mais potente for o Inversor, mais consumo teremos da bateria e consequentemente o esgotamento ou descarregamento da bateria será mais rápido.

    Veja o esquema que fiz em minha residência:

Observação Importante: Nunca use cargas que ultrapasse o limite de potência exigida pelo transformador.Como consequência,você terá a queima do transformador e dos MOS-FET´S.

INVERSOR DE 50 A 500W 62HZ

AQUI NO PROTEUS TEMOS A SIMULAÇÃO DO CIRCUITO


AMPLIFICADOR E INVERSOR MARSAPE COM CI TDA2030A


INVERSOR CASEIRO TRANSISTORIZADO COM COMANDO MANUAL REDE E INVERSOR


Clique na imagem para ampliar.
Este é o mais novo esquema de inversor caseiro transistorizado com comando manual rede e inversor.

E considero ser o mais seguro.


O esquema do transformador:




Observação Importante: Nunca use cargas que ultrapasse o limite de potência exigida pelo transformador.Como consequência,você terá a queima do transformador e dos MOS-FET´S.



INVERSOR CASEIRO COM TRANSFORMADOR DE RECEPTOR DE PARABÓLICAS E TRANSISTORES TIP3055 E 2N3055
Clique na imagem para ampliar.
Para quem não possui os transistores MOS-FETS como apresentado em outro projeto de inversor e pretende montar um Inversor bom que usa somente transistores do tipo bipolares,este projeto de inversor é uma boa opção!
O transformador deverá ser um que forneça uma saída de 10v+10v com correntes de 2 a 3A no enrolamento principal e no enrolamento secundário termos 110V+110V .Para somente 110v devemos usar a tomada central do enrolamento e uma extremidade do enrolamento de 110V.
Este inversor que tem sua potencia limitada em 40Watts, é destinado para alimentar pequenas cargas por diversas horas como por exemplo:poderá servir para acender até 6 lampadas de led de 5w cada,
e mais 2 carregadores de celulares,com uma bateria de 12v a partir de 7Ah ou 45Ah com boa capacidade de carga é claro!

Quem gostou deste projeto.Não perca seu tempo!Mãos à obra!
Faça logo o seu Inversor e evite o apagão em seu lar.
Em breve teremos o vídeo desse inversor em pleno funcionamento! Aguarde...

INVERSOR SENOIDAL CASEIRO COM 2X TDA 2030A



INVERSOR SENOIDAL CASEIRO COM TDA2030A E SAÍDA DARLINGHTON



Este projeto com amplificador está em fase de desenvolvimento, já apresentamos até um vídeo do funcionamento na prática. Aguardem!....

OSCILADOR SENOIDAL E PONTE H COM MOSFET

 O CONVERSOR DC/DC VOCÊ MONTA FORA A PARTE


NOBREAK MARSAPE


      Este nobreak é bem simples e trabalha com uma tensão igual a da rede.
      Se a rede é 110v o transformador deverá ser um de 110V. E a saída também é 110v. 
      Se a rede for de 220V,o transformdor deverá ser um de 220V e a saída será 220v também.
      A potência está limitada no transformador.

      Um carregador de baterias de telemóvel(carregador de celular) está sendo usando para alimentar os relés de 5v para os contatos NA.O relé K1 arma a rede para a carga e o transformador também é alimentado.Neste caso os diodos D1 e D2 conduzem para o semiciclo negativo do sinal formando uma fonte negativa de onda completa e carregando a bateria de 12V.
O relé K2 arma quando há presença de corrente alternada da rede domociliar e quando quando faltar a tensão de rede ele desarma e vai do contato C para NF chaveando a bateria de 12v para o oscilador de nosso inversor.

Observação Importante: Nunca use cargas que ultrapasse o limite de potência exigida pelo transformador.Como consequência,você terá a queima do transformador e dos MOS-FET´S.


AMPLIFICADOR E INVERSOR MARSAPE
Aqui você tem um  amplificador alimentado pela rede ou pelo inversor acoplado ao próprio transformador do amplificador.


Aqui deixo um link desse inversor onde explico como funciona tudo direitinho.Assista!
https://www.youtube.com/watch?v=DJvavDYtH5g

Observação Importante: Nunca use cargas que ultrapasse o limite de potência exigida pelo transformador.Como consequência,você terá a queima do transformador e dos MOS-FET´S.


INVERSOR AUTOMÁTICO DE 12V PARA 220V 60HZ COM CI SG3524N
Este projeto de inversor é também um Nobreak,pois tem um carregador de bateria de 12v composto por um transformador de 15+15v e um relé de 12v de 10A que desarma na falta de energia e faz o ligamento do inversor. 

INVERSOR DE 30W A 700W USANDO O CI IR2153

Um circuito bem simples de inversor usando o CI IR2153,fácil de ser encontrado na internet 
e de fácil montagem até para iniciantes em Eletrônica.

UMA REGRINHA BÁSICA:

( Potencia em W da carga x 1,2 (taxa 20% de acrécimo)= Potência em W do Inversor)

Ex: 1000W da carga x 1,2=1200W total .

A corrente do Primário onde entra a tensão de 12v da bateria,
é calculada dividindo-se a Potencia total  do Inversor pela tensão A.C de ponta a ponta do enrolamento .
de 7v+0+7v)=(14v) ou de 10V+0V+10v (20V) do transformador do inversor.

Ex: Ip=Wp/VAC

Ip=1200/14=85,71A

Então o disjuntor para ligar o circuito de 1200 deverá ser um de 100A.


INVERSOR SENOIDAL EM PONTE H  USANDO A PLACA PWM EGS002 

A placa EGS002

      Antes de comprar essa plaquinha pela internet;pesquise direitinho os preços.Normalmente ela é vendida bem baratinha pelo Aliexpress a preço de banana,demora uns 3 meses até chegar.
      E quando você a receber em casa,monte o seu  Inversor Senoidal como pede o esquema.
      
    Se estiver mesmo interessado(a) de construir um Inversor Senoidal profissional,primeiro ,você terá que compor a primeira etapa que é formada por um Conversor DC/DC de 24V para 200V para alimentar a etapa de potencia do Inversor Senoidal que é composta por uma ponte H com trasistores do tipo MOS-FET.

     Para o Conversor temos como exemplo o esquema abaixo,lembrando que a potencia do Inversor está limitada na potência do Conversor DC/DC.
E boa sorte nas suas montagens e experiencias!

INVERSOR SENOIDAL DE 500W 

Esquema de Inversor Senoidal de 500W que usa poucos componetes e que apresenta um ótimo desempenho.Projeto desenvolvido pela International Rectifier,empresa que fabrica diversos componetes que iniciam com as siglas IR,IRS e IRF. Quem gostou,clique em gostei e divulgue para os seus amigos!

 Atenciosamente: Marcelo Santos Pereira>autor deste blogger.

INVERSOR CASEIRO DE 500W PUXA FURADEIRA E LIXADEIRA
Para que este inversor tenha uma boa eficiência energética a bateria deve ter capacidade de carga superior a 20A/h.

INVERSOR CASEIRO COM TRANSFORMADOR EI33


O transformador EI 33 é facilmente encontrado em fontes ATX de computador!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude com seu comentário para a melhora deste site!

TESTADOR DE BARRAS DE LED E DIODOS ZENER

Chegou a sua vez de montar um Testador de Barras de Led muito simples e muito eficiente e a vantagem que a alimentação é de 5V DC